Análises de caracterização do petróleo! Por que fazer?
- BRENT Engenharia
- 22 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Através das análises físicas e químicas pode se determinar parâmetros básicos como a qualidade, propriedades, rendimento, características de escoamento e estocagem, além dos tipos de derivados do fluido contido no reservatório.
Existem algumas análises indispensáveis durante a fase de exploração, produção e até de refino tais como:
Massa Específica: informa-nos a concentração de massa em um determinado volume para uma dada temperatura.
Densidade Relativa: é uma das principais características do petróleo, pois serve de parâmetro para prever o comportamento do fluido durante o processo de produção, no qual a densidade relativa é expressa pela razão da massa específica da amostra sobre uma massa específica padrão à mesma temperatura.
Grau API: informa a densidade do petróleo, através de um índice adimensional. Com a obtenção do grau API podemos determinar a classificação do óleo em relação da densidade relativa, então quanto menor a densidade, maior será o °API e por consequência uma maior quantidade de derivados nobres e um elevado valor comercial.
Viscosidade: é a propriedade física que caracteriza a resistência do fluido em relação ao escoamento, ou seja, quanto mais viscoso o petróleo maior a sua dificuldade de escoar.
BSW (Basic Sediments and Water): é expressa pela relação da vazão de água mais sedimentos e a vazão de petróleo, obtendo assim a quantidade de água e sedimentos contidos na amostra.
NAT (Número de Acidez Total): Com essa análise mede-se a acidez naftênica do petróleo. O alto índice de acidez afeta principalmente as refinarias, causando corrosão em equipamentos e tubulações.
Teor de Sal: saber o teor de sal na amostra de petróleo é importante para o processamento do mesmo nas refinarias, a fim de evitar problemas de corrosão nas tubulações e equipamentos.
TIAC (Temperatura Inicial do Aparecimento de Cristais): Se a TIAC é atingida, algumas parafinas presentes no reservatório darão início ao processo de cristalização aumentando, assim a viscosidade do petróleo.
Ponto de Fluidez: corresponde a menor temperatura em que o petróleo flui sob efeito da gravidade e sendo uma análise utilizada para a determinação de parafinicidade.
Essas são poucas das infinidades de análises necessárias para uma boa caracterização do petróleo e são com elas que podemos determinar o risco do projeto, se o investimento vai valer a pena, além de ajudar a aperfeiçoar a produção e analisar quais os métodos eficazes para a extração do fluido.
Comments